quarta-feira, 28 de julho de 2010

Doce Dica #1: Afazeres Domésticos

Olá Meninas, 

Acho que vou começar uma coluna (sem dia exato) chamada Doce Dica, o que vocês acham?? Eu já citei num post sobre o Momento Curiosidade que falo hora ou outra nas apresentações dos esmaltes, mas hoje me ocorreu sobre as dicas...
Então o Doce Dica #1 vai falar sobre uma tarefa doméstica nem tão exclusiva a donas-de-casa, ou raras de acontecer, afinal lavar louça é uma coisa que acontece todos os dias, e várias vezes por dia...
Então, se vc como eu, é casada e não tem empregada, ajuda sua sogra mãe com a louça do almoço de domingo, ou mesmo se não toca na bucha faz anos, vale pra ter conhecimento rs!

Eu estava divagando pensando em como, de uns tempos pra cá, meus esmaltes não estão mais lascando com os afazeres domésticos e percebi que isso ocorreu depois de uma mudança de hábito.



Eu tive problema com os detergente comuns, aqueles líquidos, meus dedos ficavam mto feios, cheios de bolinhas d'água, coçando muito e parecia que ficavam enrugadinhos sabe (já aconteceu isso com alguém?), então, a famosa alergia me pegou.. E até acho que isso é hereditário, porque com meu pai acontece a mesma coisa (sim, ele lava louça) ele tem que passar altos cremes..

Aprendi com minha miguxa amiga Thaís (Schmidt) a lavar louça com SABÃO EM PEDRA (barra), aqueles mais utilizados para lavar roupa na mão (a esquerda na foto).

E hoje eu pesquisei, pesquisei, pesquisei... cansei de pesquisar algo que falasse a respeito, mas não achei nada assim "Óóóóhhh.." ou então comprovado cientificamente... Por isso esse post fala apenas de uma experiência pessoal.

Sobre os DETERGENTES:

"Os detergentes (ou surfactantes) são substâncias anfifílicas, ou seja, apresentam em sua estrutura molecular uma parte polar e outra apolar, o que dá a estas moléculas a propriedade de acumularem-se em interfaces de dois líquidos imiscíveis ou na superfície de um líquido.

Os detergentes são compostos por moléculas orgânicas de alto peso molecular, geralmente sais de ácidos sulfônicos. Cada uma de suas extremidades apresenta carácter polar diferente. Um lado é apolar, enquanto o outro é polar. Essas extremidades possuem propriedades coligativas diferentes. Enquanto uma possui afinidade pela água (polar) a outra possui afinidade com gorduras e outras substâncias não solúveis (apolares). Essa interação resulta em uma estrutura conhecida como micela (algo como uma almofada com milhares de alfinetes espetados), que remove a sujeira, auxiliando na limpeza.



O detergente mais comum é o sal para - Dodecil-benzeno-sulfonato de sódio, que se origina através da reação de soda com ácido sulfônico (dodecil-alquil-benzil-sulfônico).



O primeiro detergente (saponáceo) foi fabricado na Alemanha em 1907. Consistia numa mistura de sabão tradicional com perborato e silicato sódicos. Ficou conhecido por PERSIL que são as três primeiras letras dos produtos da mistura."
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Detergente
 
Com meu vasto conhecimento em química acredito eu que, por conter mais substâncias químicas ele seja mais prejudicial, mas, vale perguntar a um químico/dermatologista amigo e depois deixar nos Comentários, ok?!!?
 
E sobre o SABÃO não encontrei mta coisa, apenas MUITAS receitas de como fazê-lo em casa com óleo de cozinha velho, ou seja, além de ter menos produtos químicos ainda é ecologicamente correto. As substâncias utilizadas são: óleo comestível usado, água, copo de sabão em pó, soda cáustica (NaOH), essência aromatizante (por ter soda cáustica tem que manusear com luva e não deixe crianças fazerem sozinhas).
 
Bom acho que é isso!!
 
Na pesquisa achei um site muito interessante falando de unhas e com figuras mto boas é o Esclerose Múltipla acho que vale a visita..
 
Vejam essa foto de lá que super útil:
 
 

Você sabia que sua unha era assim por dentro??

Espero que tenham gostado e podem sugerir mais assuntos/dicas nos comentários ou no twitter (@docepigmento)

Beijos


 

13 comentários:

  1. Adorei o post carol! Eu lavo com sabão em pedra ou aquele em pasta sabe??

    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Hm... acostumei com a luva... será que consigo fazer o teste do sabão? =P Eu só não uso a luva no dia que faço esmalte pq pode estragar... enfim, acho que vou fazer uma tentativa.

    Muito diferente esse post. Vc teve uma idéia bem interessante... te confesso que ando achando os blogs sobre esmaltes e unhas um tanto enfadonhos, repetitivos.

    Parabéns pela iniciativa e pesquisa sobre os produtos.

    Bjin! ;)

    ResponderExcluir
  3. Uma Aula! Rs...
    Adorei!
    Uso mto sabao em barra pq acho que rende bem mais!
    Beijos
    9
    Carol

    ResponderExcluir
  4. Nossa, mega informativo! Bem legal! Parabéns!

    deixei um selinho pra vc no meu blog, confere lah! =D

    http://paixaoemfrasquinho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol!
    Adorei o post! Sabe que o primeiro que eu fiz lá no meu blog foi sobre como lavar a louça e eu disse justamente que prefiro sabão em pedra a detergente. Acho que limpa muito melhor e é bem mais econômico!
    Beijo,
    Ângela

    ResponderExcluir
  6. Boa dica,Carol!!!
    Gostei d+!
    Vamos adotar lá em casa rs

    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Ahhh bemmm interessante o post.. eu ainda nao lavo mta louçaaa..mas.. eh valido a informação...=]

    ResponderExcluir
  8. noossa, mt legal!
    eca como nossa unha é feia por dentro JFIOJSAIOFJOASIOD, vou começar a testar ve se dar certo, aqui em casa a gente só usa sabão em barra quando acaba o detergente e não dá tempo de comprar (sim, minha mãe tem uma cabeça mt avoada) mas eu nunca parei pra reparar...

    ResponderExcluir
  9. Muuitoo legal!

    Se achar um especialista pra confirmar avisa a gente!

    beijo

    ResponderExcluir
  10. Legais as informações, mas acho que a louça só fica limpa mesmo usando detergente, acho esses sabões, principalmente os caseiros, meio gordurosos... Eu só uso luvas, já acostumei até.
    To te seguindo no twitter agora! @jennyffrancia
    Bjus!!
    http://jennynewdiary.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. gente minha unha é desse jeito??? ahuaha menina minha irma sofre com essa alergia a detergentee então louça só com luvas mesmo
    adorei esse posttttttttttt

    Bjuss

    http://nossaspinceladas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Carol....a minha solução é deixar estipulado que em dias sem empregada a louça é do marido!!!
    Beijoo

    ResponderExcluir