terça-feira, 7 de agosto de 2012

Dicionário Ilustrado

Quem está mais ligada na internet, principalmente nos blogsespecializados em esmaltes já está mais familiarizado com alguns termos do “mundo esmaltístico”, mas eu vejo na loja que muitas clientes não conhecem a maioria deles e se descobrem num universo totalmente novo (e adoram!).
A maioria dos termos são em inglês, com o tempo você se acostuma (e até aprende um pouco).

Por isso esse post, para explicar e mostrar alguns termos que costumamos usar no blog e na loja. Vou colocar as palavras e uma foto demonstrando, ok?!?!

Top Coat: O Top Coat pode ser chamado de roxinho (pela coloração da maioria), cobertura extra-brilho, finalizador, cobertura intensificadora da cor, brilho espelhado.

Eles são utilizados após a esmaltada para intensificar o brilho do esmalte, tem secagem rápida, ajudam na durabilidade do esmalte, corrigem falhas (se você deu uma amassada depois da esmaltada ele pode corrigir, ou se dormiu e acordou com o esmalte com marcas de lençol) e até extermina as bolinhas. Se você tem um esmalte fosco e quer ele com aparência de cremoso, com brilho, passe uma camada de Top Coat.



Fosco / Matte: É o esmalte com acabamento fosco, como o próprio nome diz: sem brilho.

Holográfico: É difícil explicar esse tipo de acabamento. Não é cintilante, não é perolado, é holográfico!!!! Ele fica lisinho (não fica áspero como os glitteres) e com a incidência da luz se forma um prisma na unha. Pela matéria-prima utilizada os preços são um pouco mais altos que os esmaltes comuns.

Inglesinha: É semelhante a francesinha, só que ao invés de usar esmalte branco, usa-se coloridos. Resumindo: é a francesinha colorida!

Glass Flecked:
 Esmalte com acabamento bem brilhoso, fica liso na unha, que é feito com um tipo de pó, que como diz o nome parecem "flocos de vidro" e podem refletir até mais de uma cor.

Louboutin / Dupla-Face:
 Surgiram em 2009 tendo como inspiração os desejados sapatos de Christian Louboutin, que tem a sola vermelha, ou seja, as unhas Louboutin na maioria das vezes são pretas e vermelhas, mas para dupla-face você pode fazer a combinação que preferir.

Ombré / Degradê / Gradiente: Essa tendência começou com os cabelos e chegou nas unhas. É quando o esmalte (geralmente utiliza-se mais de um) faz um degradê de cores nas unhas. Pode-se fazer com a técnica da esponja ou com o próprio pincel do esmalte.

Misturinha: Principalmente antes das empresas começarem a investir em mais cores e acabamentos, quando queríamos cores diferentes bastava misturar alguns esmaltes, hoje em dia existem meninas que fazem misturinhas lindas e até vendem, eu já fiz e ganhei também, é uma delícia "brincar".

Ring Nail / Filha Única:
 Ring Nail significa "unha do anel", ou seja, é quando pintamos uma unha diferente das demais, pode ser a unha do anel, ou não!

Nail Art: Significa "arte na unha", quando fazemos desenhos, texturas, carimbo... tem uma infinidade de opções.

Solar / Fotocromático: Esmalte que muda de cor no sol.

Flocado: Cobertura (para serem usados por cima de outros esmaltes) com flocos, geralmente de base transparente, que refletem a luz, em uma ou mais cores. Passados por cima de esmaltes escuros ficam mais evidentes.

Plush Nail / Unha de Veludo / Unha Peludinha: A sensação do inverno/2012, é utilizado um pó para artesanato, que é colocado em cima do esmalte molhado. Pode lavar as mãos normalmente que o pelinho molha e depois seca, duração de no máximo 3 dias.

Marble Nail / Unha Marmorizada: Pingando os esmaltes na água gelada (duas ou mais cores, em breve vídeo) forma um efeito parecido com mármore.

3free / Hipoalergênico: A sigla 3free significa que o esmalte é livre das 3 substâncias que mais causam alergia: Toluene, Formaldeide e o Dibutyl Phthalate.
Mas fique ligada: Se você desenvolver alguma reação alérgica, visite um dermatologista e faça um teste de alergia para saber exatamente qual substância causou a alergia.

Esmaltes da Colorama, Ludurana e a coleção Pretty da 5Cinco são 3free e a DermaNail tem o selo de hipoalergênica.

Swatch: Na maioria dos blogs você pode ver swatch das coleções de esmalte, ou seja, a demonstração detalhada, resenha completa.

Esses são alguns termos, caso sintam falta de alguma palavra deixe nos comentários que faço UPDATE.

Beijos,





10 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar nesse termo Glass Flecked...
    Ficou muito bom o post!
    Se não fosse vc na minha vida, eu iria precisar MUITO de um post desse pra ficar por dentro dos termos. haha

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jhe já postei toda a coleção Quantum e acho que falei um pouco sobre isso... vivendo e aprendendo né!!!

      Excluir
  2. muito legal...
    ahh lembrei.. acrescenta os acabamentos Jelly, Cintilante, metálico e as manicures Caviar, chevron, Homa.. nossa sao tanto que até esqueci kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Thabata olhando bem faltaram alguns termos, principalmente de acabamentos né... é que são tantos... obrigada por lembrar!

      Excluir
  3. adorei a ideia Carol,
    de fato a gente usa termos que parecem corriqueiros já, mas quem está começando nesse mundo fica cheio de dúvidas!

    beijos

    http://charmynail.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post Carol. Só senti falta da definição dos duochrome né... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, é faltaram alguns sim, principalmente de acabamentos, assim que possível vou fazendo update

      Excluir
  5. Amei esse teu post!! super explicativo...tinha coisa q eu nem sabia! hehehe
    Beijãooo

    vimvendoeaprendendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei, uma ideia super bacana e válida Carol.
    Beijão

    ResponderExcluir