quinta-feira, 5 de junho de 2014

Débora, uma mulher multi-tarefa!

Quantas vezes você já se pegou conversando com alguém que encontrou ocasionalmente e ambos responderam a pergunta "Iai, como estão as coisas?" com a palavra "Corridas"
Quantas vezes você acordou pela manhã com toda a agenda do dia na cabeça (e cansou só de imaginar como seria), pensando que sairia as 07:00hr e retornaria as 0:00?
Quantas vezes você se justificou dizendo estar cansada demais, com a dupla (tripla, quadrupla...) jornada? Mãe, esposa, empresária, funcionária pública, estudante, filha, nora, dona-de-casa. Ir ao salão, ao mercado, ao banco, a reunião dos filhos, sair com as amigas, levar o cachorro pra passear e no petshop, preparar apresentação pra reunião ou para a faculdade... Ufa!

Hoje temos smartphones com aplicativos de banco para pagar contas, whatsapp para desmarcar um compromisso e até fazer compras de supermercado pelo celular, agora imagine ser uma mulher multi-tarefa por volta do século XII a.C., ser mãe, esposa, cuidar da casa e ser chamada para ser juíza de um povo que estava errando e se desviando dos caminhos. Esse foi o chamado de Débora!

Uma mulher sábia e temente a Deus, que foi chamada para aconselhar, julgar o povo e liderar os israelistas contra o domínio de Canaã (Jz 4:4). Fico imaginando o diálogo "Débora estou te escolhendo para marcar a história desse povo, você irá aconselhar, julgar e terá uma grande missão convocando Barak e seu exército. Barak ainda te chamará para ir com ele a guerra..." e ela respondendo "Xiiiii Senhor, tem certeza? Não vai dar, essa semana tá corriga, tenho uma pilha de roupa pra lavar (nem máquina de lavar eu tenho, rs), cuidar das crianças, do marido, fica pra próxima!" (Jz 4:9). Não! Ela aceitou o desafio, conciliou sua vida com o reino e marcou a história do povo e de todos que a cercavam.

Confesso que muitas vezes já me vi nas situações que citei no primeiro parágrafo, cansada ao final do dia mas tendo ainda compromisso pensando "hoje não, estou muito cansada", mas precisando romper isso para cumprir meu chamado e entendendo que é primeiro o reino e as demais coisas virão, e não o contrário.
"Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas." Mt 6:33
E sua vida, também é corrida?


2 comentários:

  1. Quando a gente responde a um chamado de Deus, ele capacita para dar conta do resto!
    Sempre priorizando a família, lógico! Mas sem deixar que os afazeres e correrias nos consumam.
    Até porque se priorizamos os afazeres e a correria do dia a dia, acabamos deixando a familia de lado também. É uma linha fina...
    Ser mulher não é uma tarefa fácil, mas Deus nos deu aquele dom de fazer 2,3 ou até 4 coisas ao mesmo tempo! rs

    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Jhe, ser mulher não é nada fácil, vide complexidade quando temos um casamento... kkkkkkkkk

      Excluir