quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Divagando... Criança Mimada!


Esses dias perguntei a minha mãe se eu era aquele tipo de criança que está no supermercado com os pais, pede algo o pai diz não e a criança começa a chorar, se jogar no chão no melhor estilo 'vergonha alheia', e felizmente a resposta dela foi "não, você nunca fez isso!"

Esses dias eu estava em um chá de bebê, não conhecia praticamente ninguém no local e estava sentada ao lado de uma menina de aproximadamente 6,7 anos e ao lado dela estava sua mãe quando me deparo com a cena: a mãe perguntando a filha se PODIA ir ao banheiro, a filha disse que NÃO e a mãe OBEDECEU. Poucos minutos depois a filha se distraiu brincando com outras crianças e a mãe aproveitou a oporunidade, quando a filha percebeu que sua mãe tinha saído do seu lugar chamou por ela, eu respondi "ela foi ao banheiro", ela fez uma posição de mini-sargento e quando a mãe apareceu na porta do banheiro ela deu um grito "Mãe, aqui" (apontando para baixo), a mãe chegou perto se justificou e tentou continuar entretendo a filha.
Foi chato, muito chato! Valores invertidos e a mãe em uma situação embaraçosa.

Quantos acham chato crianças mimadas? Que se jogam no chão, choram, berram, fazem beicinho para conseguir o que querem - o que na maioria das vezes não é pra terem naquele momento - e acabam deixando os pais em uma situação constrangedora e eles acabam cedendo.

Quantas vezes agimos assim com Deus?
Eu oro, eu quero, eu faço beicinho, choro, esperneio tentando barganhar com Deus. Tento argumentar, colocar meu ponto-de-vista, chantageio dizendo ao próprio Deus que não vou mais a igreja, a célula, não vou mais servir enquanto Ele... blá, blá, blá!



Isso é chato, muito chato!

As pessoas tem confundido a igreja como extensão dos seus achismos, com a empresa em que é líder ou com a casa onde, sendo filho, reina sobre seus pais, esquecendo que a igreja tem apenas um líder: Deus, e Ele a conduz a Sua maneira, gostando eu ou não.

Paremos de ser crentes mimados fazendo birra!
'A música está muito alta', 'o ar condicionado está muito frio', 'não tem ar está muito quente', 'fulano falou ríspido comigo eu não gostei', 'a pastora é cafona', 'o pastor apela no dízimo', 'vai ter pernilongo no acampamento/Encontro', 'outro seminário desse tema', 'é tudo desorganizado', 'a igreja é feia', o culto é longo', 'a palavra é rasa demais pra mim', 'é muito abraço por m²', 'o irmão não me cumprimentou', 'se fosse eu faria assim', 'eu acho assado'... Mimimi...

Não espere por pessoas perfeitas dentro da igreja - nem padres, nem pastores, nem qualquer tipo de liderança - onde há o ser humano há falha. O que devemos buscar (ser) é acertar com erros, reconhece-lo e pedir perdão e proseguir para o alvo que é Jesus Cristo, nosso exemplo. Não projete nas pessoas Super-Crentes.

"Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão". Mt 7:5

Pare de reclamar, ao invés disso dê sugestões de como mudar, como melhorar, se envolva com a igreja, com sua célula e com as pessoas. (Ef 2:22; Ec 9:10a)

Honre seus líderes, pastores, seus pais. Ame, sirva, lave os pés dos seus discípulos, e quando preciso passe por cima do seu orgulho e peça perdão. E seja feliz!!!  

"Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve". Mt 11:28-30



6 comentários:

  1. Aiiiii amei esse post!! Falou cmg e com o Du estavamos conversando na janta sobre isso !! Sejamos menos mimados!!

    ResponderExcluir
  2. Carol, adorei... mais uma vez esbanjando sabedoria!!!!!! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Andressa, tenho gostado muito de escrever sobre outros assuntos e sobre o que tenho vivido e pensado! Te espero aqui mais vezes, deixa comentários pra eu saber se estão gostando ;)

      Excluir
  3. Mtooooo difícil encontrar hj uma mãe que haja como tal... Como vc disse, os valores estão invertidos em todos os lugares... Adorei a maneira como colocou as reclamações! Somos assim mesmo, reclamando de tudo sempre... Temos q crescer em relação a isso, aproveitar as coisas boas da vida e parar de pensar em achar problemas onde não tem!!!!! Bjusss

    ResponderExcluir
  4. Concordo em número, gênero e grau... rsrs
    Precisamos ser menos mimados e procurar entender os propósitos de Deus sem deixar que fatores não tão importantes influenciem em nossas decisoes e no dia a dia.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Jhe! Nosso maior problema é tentar achar coisas que justifiquem nossos motivos e na maioria das vezes são essas coisas irrelevantes que o fazem. Por exemplo quando eu não quero mais ir a igreja (porque não gosto de 'x' pessoa, pq não quero ser confrontado com a palavra, etc...) falo que a igreja é desorganizada, que é muito quente pq não tem ar, etc... quando quem precisa ser tratado é o meu caráter...
      Servir e amar as pessoas requer pagar um preço, quem está disposto?

      Excluir