quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Divagando... Ter ou Não Ter, Eis a questão!

Em pleno 2014 vivemos em um sistema onde o ter determina quem você é.... e na minha opinião isso é muito triste!
 
Se você está no Brasil ou na maioria dos países ocidentais está no sistema capitalista que - bem resumidamente - se refere ao acúmulo de capital ($). Mudando um pouquinho ~só um pouquinho, rs!~ a famosa frase de Hamlet (título do post), a impressão que eu tenho hoje é que as pessoas precisam TER coisas para SER alguém.
Ser alguém aceito pela sociedade, pelos amigos, pelas lojas, visto com bons olhos, ou até mesmo SE aceitar. Triste!
 
Longe de mim achar que ser rico, próspero, almejar e trabalhar para isso seja errado. Nós buscamos uma vida confortável, eu busco isso, mas não posso me tornar escravo dessa busca, afinal prosperidade significa ausência de necessidade, então sou próspera! Você pode ver uma pessoa pobre financeiramente falando mas escrava do dinheiro, e vice-versa uma pessoa rica e desapegada.
 
Indo na contramão do sistema o próprio Jesus tendo a natureza divina viveu como ser humano, nasceu em um estábulo e abriu mão de qualquer riqueza para servir e amar ao próximo (Fp 2:7-8). Veja, como disse anteriormente, não acho que devamos fazer voto de pobreza para ser mais felizes ou mais santos, precisamos ter equilíbrio, nós sermos dono do dinheiro e não o contrário. Por isso Jesus também disse que é mais fácil 'um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino do céu' (Mc 10:23) ele estava se referindo a quem é escravo do dinheiro, se corrompe por ele.
 
#Reflita!
 
Na rodinha do churrasco de domingo é legal conversar sobre a casa nova, a troca do carro, a viagem internacional, mas também sobre as futilidades do dia-a-dia, os problemas, conselhos e rir das bobagens do passado. Um papo pautado em aquisições é muito chato.


Eu trabalho sim para conquistar meus sonhos, mas acho que faço parte da minoria que é beeeem desapegada, e sou feliz assim =)
O versículo 'Tudo posso naquele que me fortalece' é muuuuito conhecido, mas poucos conhecem o que vem antes dele, e é com ele que quero encerrar esse post, me identifico muito com esse verso do apóstolo Paulo:
 
"Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece."
Fp 4:12-13

Você quer ser para ter ou ter para ser?

Nenhum comentário:

Postar um comentário