quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Sofá de Pallets :: Parte 1

Há um tempo sentimos a necessidade de aumentar os lugares de acomodação em casa, sempre recebemos bastante gente e o que tinha estava insuficiente (queria me desfazer de um sofá antigo), precisava de algo grande x baixo custo
Minha sala não é das menores (12m²), então dava pra fazer algo legal!
Pesquisei, pesquisei e pesquisei... e decidimos pelo Sofá de Pallets. Bóra pro Google e Pinterest pegar referências.

Vou dividir o post em 2 para não ficar gigantesco. Nessa primeira parte vou falar dos materiais usados e da "preparação" e na segunda das almofadas e da "montagem".

Algumas ideias:


Fiquei encantada com cada trabalho lindo!
Pois bem, fotos separadas vamos pesquisar como fazer, materiais necessários, etc, porque minhas habilidades manuais/artesanais beiram zero.
Eu não consegui tirar foto de todas as partes do processo que fizemos, tirei apenas algumas que fui colocando no instagram - segue lá @depoisdos29 - mas vou tentar deixar um passo-a-passo e algumas dicas, ok?!
1. Comecei medindo a salaO espaço onde os pallets ficariam para saber de quantos eu iria precisar, cada pallet (dos mais comuns) mede 1,20m x 1,00m.
2. Depois precisaria conseguir os pallets. Eu ganhei os meus de uma empresa de polpa de fruta (Txs Fernando!). Ganhei 10 e foram mais que suficientes, estavam em ótimo estado. Como é madeira de baixa qualidade e muitas vezes, para as empresas são descartáveis, você pode sair em busca deles ou até comprar (novos ou usados).
3. Agora precisava saber quanto de altura eu iria querer o sofá - considerando a altura do pallet + pezinho + almofada. Eu iria precisar de 4 pallets (um em cima do outro para cada sofá). Inicialmente a ideia era fazer 2 sofás e usá-los em "L", mas no final não deu certo (porque eu também iria continuar com 2 sofás meus), iria ficar apertado, então usaria apenas 4 pallets.
4. Ver o material necessárioPara preparar os pallets eu usei: lixadeira, 2 folhas de lixa 60, 2 folhas de lixa 80, conjunto de pintura, 2 latas de Água Raz, 1 lata e 1/2 de tinta Suvinil Esmalte Premium Cor e Proteção Preto Alto Brilho, de 900ml.
Basicamente para começar é isso.
Escolhemos os 4 melhores pallets e meu marido lixou todos com uma lixadeira, isso demorou praticamente 1 dia inteiro e fez MUITA sujeira. Depois que ele acabou eu fiz o acabamento com as folhas de lixa 60 e 80 e eles estavam prontos para pintar, a cor escolhida foi Preto. 2 camadas de tinta e voilà, pallets prontos!



Bom, essa foi a primeira parte! 
Minha conclusão (e do marido) foi: é muito mais trabalhoso do que imaginávamos, pelas fotos e por todos os sites que eu pesquisei parecia muito mais simples hehehehehe!!! Mas acho que todo o sacrifício vale a pena, ficou do jeito que eu queria e muito confortável - aguardem o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário