quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Sofá de Pallets :: Parte 2

Se você está pensando em ser hipster e fazer um Sofá de Pallets, fiz o primeiro post tentando contar um pouco de como eu comecei o meu (clique aqui para ler). Agora nesse post vou falar da parte final e mostrar como ele ficou.

Depois de todo trabalho do início, calma, vem muito mais pela frente: tecido, tipo de almofada, de espuma, acabamento, cor... o negócio começou a complicar um pouco, mas persistimos e era uma delícia ver o sofá ficando pronto!

Lembrem do que falei no início: precisava gastar o menos possível, por isso fizemos praticamente tudo, mas antes de decidirmos correr atrás de tudo eu fiz orçamento para saber se valeria a pena o sacrifício, e sim, valeria. Existem empresas que fazem o tal sofá mas é caríssimo. 
Para as almofadas por mim seria a espuma/colchão encapada e boa, mas meu marido falou que não ficaria tão legal e poderíamos tentar fazer algo diferente. Pesquisei pra fazer o Futton Turco, mas não conseguimos (lembra que eu falei da habilidade manual zero, hehehehe), então decidimos fazer o assento com espuma + fibra siliconada (aquele enchimento de ursinhos).

Na segunda etapa partimos pra escolha do tecido. Queríamos um tecido bem macio, pra ser confortável - também entendo zero de tecido - nas minhas pesquisas sobre qual tecido usar separei 3 tipos: Suede, Couríssimo ou Decon, fomos na loja ver qual mais nos agradava e escolhemos o Suede que é tipo um veludinho bem suave e a cor foi um cinza escuro.

A vó do meu marido costura, então depois de comprados os tecidos fomos lá medir com ela e depois só aguardar #VozinhaMaisAmadaDoBrasil costurando um sofá aos 81 anos!

Ela fez os assentos, os encontos e as almofadinhas. Ficou tudo mega bem feito, a véinha é fera! A única parte que não deu muito certo foi culpa nossa, porque pedimos pra ela 10cm a mais de cada lado do assento porque faríamos o futton mas acabamos não fazendo e ficou sobrando nas beiradas, ela falou que daria pra descosturar pra diminuir mas no fim achamos bom porque a perna das pessoas não fica ralando no pallet ;)

Os encostos tem 70cm de altura (grande pra caramba), mas também gostamos dá pra dar uma inclinada nele pra assistir TV. 

Temos 10 almofadinhas de 15cm quadrados que fiz capas variadas e o que sobrou da espuma também encapamos para um pseudo-rolo-cubo.




Algumas coisas que esqueci de falar:
  • Para o assento usei 2 blocos de espuma densidade D28 (para dar o tamanho colei os blocos com cola de sapateiro, mas se não tiver emendas, melhor) + 5kg de fibra siliconada.
  • Para os encostos usei 4 sacos (não sei quanto pesava cada) de Flocos de Espuma (2 sacos para cada encosto) + metade de 1 colchão beeem velhinho (em cada).
  • As almofadinhas eu já tinha, só troquei as capas.

Não marquei tudo que fui comprando, mas gastei entre R$450,00 e R$500,00 para um sofá de 2,40m de comprimento x 1,00m de largura.

Conclusões:
  1. Dá muito mais trabalho que falavam quando eu pesquisei (se você for fazer tenha ciência disso);
  2. Ficou enorme;
  3. Ficou bem confortável e cabem umas 5 pessoas sentadas (apenas sentadas) e umas 4 deitadas (com os pés apoiados em puffs quadrados, por exemplo, que é como usamos).
  4. Apesar de não ter ficado tão perfeito quanto as fotos do Pinterest, eu gostei muito do meu Sofá de Pallet, dá pra uma pessoa dormir tranquilo nele (experiência própria);
  5. E... Se eu faria de novo? SIM! Com esse valor eu não compraria um sofá desse tamanho, e como eu falei lá no primeiro post eu estava precisando de algo grande para acomodar mais pessoas.
Agora o próximo passo é a ESTANTE DE CAIXOTE DE FEIRA (pra estante vou tentar filmar o passo-a-passo, ok?!).

Beijos e comentem o que acharam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário