terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Zípora, a teimosia e sua consequência!

No post anterior falei sobre o filme que está em cartaz nos cinemas Exodus, que conta um pouco a história de Moisés e da libertação do povo de Israel da escravidão do Egito. O filme mostra Zípora, sua esposa, vamos conhece-la um pouco melhor.

A partir de Êxodo 2:15 vemos como Moisés a conheceu. Ele fugiu pois havia matado um homem e tinha sido descoberto, chegou a terra de Midiã, onde Jetro - sacerdote daquela terra - tinha 7 filhas. Moisés as defendeu de alguns pastores que as impediam de dar água aos animais, por isso foi bem quisto por Jetro que deu sua filha Zípora em casamento.

Foi pastoreando as ovelhas de Jetro que começou o relacionamento de Deus com Moisés (Ex 3:1).
Depois de todo diálogo que tiveram no Monte Sinai, Moisés volta pra casa, pega sua esposa e seus filhos para começar sua jornada (Ex 4:19-20).

E eis o ponto-chave: Zípora não havia deixado Moisés obedecer um princípio (Gn 17-10:12a; 14) - de circuncidar seu filho - e, pela desobediência ele iria morrer (Ex 4:24). Então Zípora, as pressas (e aparentemente com desgosto), pegou uma pedra, circuncidou o filho e poupou a vida do seu marido.

A circuncisão tinha uma maneira de ser feita, um "ritual", quen nesse caso não foi feito como deveria. Fico imaginando quando o menino nasceu, a D.R. de Moisés e Zípora em faze-lo e ele acaba cedendo a ela. A consequência foi a quase morte de Moisés e a circuncisão feita de maneira totalmente errada, causando muita dor (penso eu) ao menino (que não tinha nada a ver com a história).

Teimosia é um defeito muito recorrente em nossa geração, principalmente em nós MULHERES!

Há uma ordem estabelecida para a família, os papéis de cada um - marido, mulher, filhos. Vai soar machista, mas acho que queimar o sutiã pela igualdade de direitos não foi tão bom assim. A maioria das mulheres não quer abrir mão dos seus achismos, opinião, paradigmas. Invertendo seu papel com o do marido, trazendo assim consequências a sua casa.



Sejamos menos inflexíveis, teimosas e rixosa.
"É melhor morar no fundo do quintal do que dentro de casa com uma mulher rixosa." (Pv 21:9)



Nenhum comentário:

Postar um comentário